terça-feira, 23 de agosto de 2011

Criando um Discípulo

Chegou a ocasião em que o Mestre começou a formar o grupo de discípulos. Pedro, André, João e Tiago eram pescadores, prontamente aceitaram o convite de seguir a Jesus (Mt 4:18-22). Mateus era publicano (cobrador de impostos), e ele também aceitou no ato o convite de Jesus (Mt 9:9). Com certeza, os outros discípulos eram pessoas ocupadas também, ás quais o Senhor estendeu o mesmo convite, seguido de igual resposta.

Mas nenhum do grupo se destacou no inicio pela sua bondade de seu caráter, João e Tiago eram explosivos e vingativos que foram chamados de “filho do trovão”. Pedro era conhecido no grupo por seus freqüentes rompantes. Tomé era instável e necessitava de tempo para crer.

Todos os discípulos eram ambiciosos e aspiravam com egoísmo ao melhor cargo, a melhor posição. Contudo, o Mestre viu neles grande possibilidade de transformação. Não os viu como eram, mas como poderiam ser mediante ao taque de Sua graça e Sua constante orientação. Assim, com a mesma compreensão, vê hoje também a mim e a você porque nos o ama, e que nos renovar com Sua amizade.

Junto ao Senhor, os discípulos foram mudando. Dia após dia, aprenderam dos exemplos e dos ensinamentos do Mestre. A influência que Ele exerceu sobre eles foi tão grande que, anos depois, Seus inimigos “sabendo que eram homens iletrados e incultos, admiraram-se; e reconheceram que haviam eles estado com Jesus” (At 4:13). A curta permanecia junto a Jesus tinha mudado a vida dos discípulos, e até seu modo de falar e agir. A mudança era genuína porque “haviam estado com Jesus”.

O Mestre conserva atualmente mesmo poder. Assim como transformou Seus discípulos de ontem, quer transforma hoje. Seja qual for a sua debilidade, tendência ou queda. Ele que influenciar sobre sua vida e lhe dar um rumo melhor.

Não importa qual seja sua origem nem quais são seus antecedentes, o Senhor convida você a ser uma pessoa renovada e feliz, com nova esperança para a vida.

Assim como André, Pedro, João e seus amigos, Jesus nos chama para o discipulado. Um discípulo era um estudante que acompanhava o mestre para aprender dele na pratica e depois transmitir sua filosofia e ensino a outros. Jesus deseja que você conviva com Ele, incorpore Seus ensinamentos em sua vida e os transmita aos outros.